top of page

Desde a obra pioneira de Jane Jacobs na crítica que faz à arquitetura moderna, focando na escala da cidade, ou, melhor, na escala dos bairros e conjuntos habitacionais, acumulam-se trabalhos de investigação sobre as implicações sociais das configurações arquitetônicas.


Entre as várias vertentes em desenvolvimento está a Teoria da Sintaxe Espacial, ou Teoria da Lógica Social do Espaço, como é também conhecida. Proposta inicialmente por Bill Hillier e Julienne Hanson, aos quais se juntaram outros colegas da Bartlett School of Architecture (University College London), a teoria ganhou o mundo, por assim dizer.


No Brasil, estimamos hoje que grupos de pesquisa estruturados em pelo menos doze cidades vêm explorando os axiomas, método e técnicas da teoria, para entender as implicações sociais das configurações arquitetônicas edilícia e urbana.


Mundo afora, tem havido os International Space Syntax Symposia, realizados a cada dois anos desde 1997 quando da primeira edição londrina. Brasília se seguiu, organizando a edição brasileira em 1999. Isso contribuiu para o desenvolvimento de importante “comunidade sintática” no país, e desde então muita pesquisa tem se produzido.


Este primeiro SINTAXE BRASIL 2022 pretende inaugurar uma série de edições brasileiras de eventos anuais para o conhecimento mútuo de docentes, estudantes e outros interessados, para a troca de experiências, e para a discussão dos temas relevantes à área. 


SEJAM BEM-VINDOS!!!

Frederico de Holanda

***

 

O 1o. Simpósio Brasileiro de Sintaxe Espacial (SintaxeBRASIL) visa à troca de experiências entre pesquisadores no Brasil que aplicam conceitos, métodos e técnicas associados à Teoria da Lógica Social do Espaço (Sintaxe Espacial), em todas as escalas do espaço socialmente utilizado, do edifício à cidade.

Como primeira edição, o evento SintaxeBRASIL transcorrerá em um único dia, e será constituído por sessões plenárias com palestrantes convidados, e por sessões temáticas com os trabalhos selecionados. Estima-se, preliminarmente, a realização de quatro sessões paralelas de comunicações, abrangendo cerca de sessenta trabalhos. Uma sessão plenária de encerramento contemplará a avaliação do evento e sugerirá seus desdobramentos, incluindo o agendamento de edição subsequente.
 

O objetivo do simpósio é congregar pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalham com a Sintaxe Espacial no Brasil para compartilhar conhecimento, discutir teorias e aplicações práticas. Cerca de uma dezena de grupos de pesquisa em universidades públicas no Brasil têm utilizado a abordagem para investigar as relações entre espaço e sociedade, entre a configuração dos lugares e os sistemas de encontros e esquivanças interpessoais. Seguindo os passos dos simpósios internacionais, o evento busca o conhecimento mútuo dos achados de modo a potencializar o desenvolvimento da teoria e os correlatos métodos e técnicas. A organização do 1º SintaxeBRASIL cristaliza o esforço conjunto dos estudiosos da Sintaxe Espacial sediados na Universidade de Brasília e integrantes do grupo de pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização – DIMPU, registrado no DGP/CNPq.

bottom of page